Header Ads

Coluna Reflexão - HALLOWEEN PELO MUNDO

E aí vai doces ou travessuras?

E aí meus monstrinhos "turubom"? Mais uma semana chegando e com ela novidades, como estamos na semana do Halloween a Coluna Reflexão vai mudar um pouquinho, dando um toque de medo adooro e conhecimento também sobre a data. Hoje vamos falar sobre o Halloween pelo mundo, porque cada um tem sua forma de curtir né bb?! Ou vai doces ou travessuras?

O Halloween é comemorado de vários formas diferentes e por motivos diferentes também pois é caveirinhas acredite se quiser como por exemplo você sabia que no México as pessoas comemoram no dia 1° e 2 de Novembro? E que a ideia de pedir doces nas casas surgiu na Inglaterra? E que os Estados Unidos roubou a ideia dos demais e por isso ganhou força pro lá? Pois é monstrinhos tudo isso saberemos agora: 

A Irlanda é conhecida como o “berço” do Halloween pois lá que tudo se originou devido a uma crença de origem celta, lá na Irlandas as pessoas acendem fogueiras, ocorrem espetáculos de fogos de artificio e festas de rua, com jogos e brincadeiras. Crianças e adultos se fantasiam de bruxas, fantasmas, zumbis e goblins, e as crianças pedem doces, com a famosa frase “doces ou travessuras.

Nos Estados Unidos onde o Halloween grande proporções. A cidade de Salém um salve pra Sabrina  famosa pela caça às bruxas, promove um famoso baile e, em Nova York, o mês de outubro é cheio de programações especiais. E foi lá que o ganhar doces ou travessuras ganhou mais sucesso e, eventualmente, projeção mundial. Os adultos se preparam para dar doces as crianças e os que se recusam as crianças fazem pegadinhas com eles.


Na China, ocorre um festival chamado Teng Chieh, ou Festival das Lanternas. De orientação budista, o festival é uma forma de relembrar os que partiram e libertar os espíritos daqueles que não puderam ser enterrados, os “pretas”. Durante a celebração, familiares colocam comida e água em frente a fotos de falecidos e acendem fogueiras e lanternas, para iluminar o caminho dos espíritos durante a noite na qual eles vagam pela terra. Monges recitam versos sagrados e oferecem frutas às almas.

No Brasil até recentemente, nossa celebração baseava-se na tradição católica do Dia de Todos os Santos e Dia de Finados, em que se relembram os mortos, porém sem grandes festas. Mas hoje, no Brasil, escolas são decoradas e dedicam um dia às festas de Dia das Bruxas, com fantasias e doces. Para valorizar as lendas nacionais, foi criado o Dia do Saci, para que em 31 de Outubro celebrarmos o mais famoso personagem de nosso folclore.

Em Hong Kong um festival semelhante ao Halloween acontece. Por lá, é chamado de Yue Lan, ou Festival dos Espíritos Famintos. Acredita-se que durante 24 horas, os espíritos dos mortos vagam pela terra. As pessoas queimam imagens de alimentos e dinheiro, acreditando que assim elas alcançariam o mundo dos espíritos e levaria conforto aos mortos. Também se acendem fogueiras, e são oferecidos alimentos e presentes, para acalmar fantasmas nervosos.

Na Inglaterra, a tradição de pedir doces ganhou força no país, a partir de um antigo costume medieval, chamado souling (almejar). As crianças saiam por suas vilas pedindo por , bolos de almas, que eram feitos de pão com groselha. Ao receber o bolo, a criança faria uma oração para um parente falecido de quem havia dado o doce, de forma que as almas que estivessem no purgatório seriam purificadas e poderiam entrar no céu. Atualmente, o Halloween é celebrado com atrações que aproveitam as histórias mais assustadoras do país. Em Londres, pode-se fazer um tour por lugares como a trilha percorrida por Jack, o Estripador.




As famosas gravuras de caveiras, col
oridas e estilizadas, simbolizam a vida e afastam os maus espíritos.O
México possui uma das mais famosas celebrações relacionadas ao Halloween. Em 1º de novembro acontece o Dia dos Santos Inocentes, que relembra crianças mortas antes do batismo. No dia 2 de novembro ocorre o famoso Dia dos Mortos, ou El Dia de Los Muertos. Nas duas datas, acredita-se que as almas dos falecidos retornam para visitar seus familiares. E por incrível que pareça não a tristeza nenhuma na celebração. As pessoas oferecem aos mortos as comidas e bebidas que eles mais gostavam e enfeitam seus túmulos. Os cemitérios se tornam lugares de festa baladinha no cemitério onde famílias se reúnem e iluminam o mesmo com velas.




A nível de curiosidade temos vários filmes e séries que relatam a comemoração em alguns países, se quiser dar uma olhadinha segue aí uma listinha bafôonica:

- Festa no Céu (The Book of Life), 2014
- Viva - A vida é uma festa, 2017
   Ambos falam da comemoração no México

- Série - O Mundo Sombrio de Sabrina (Que tem estreia hoje na Netflix)


E aí Monstrinhos, como está a preparação pro Halloween? Nos conte o que achou. E você vai com Doces ou Travessuras?







Um comentário:

Tecnologia do Blogger.