Header Ads

COLUNA REFLEXÕES - GLOSSOFOBIA

Uma fobia social!


Bem-vindos caros leitores à mais uma da edição da coluna que mexe com você, que muda seu pensamento, que te faz pensar sobre a vida e o universo, a Coluna Reflexões, nesse edição, vamos falar de uma fobia social chamada Glossofobia. Fobias são medos irracionais de algo que geralmente pode ser de pequenas coisas à até mesmo grandes coisas. Certas fobias tiram o melhor da vida, e com certeza a Glossofobia é uma delas.

Glossofobia, vem do grego Glosso = Glossa, língua + fobia = fobos, medo. É um medo irracional de falar em público, geralmente as pessoas adquirem esse medo por experiências traumáticas sofridas quando criança até mesmo quando adultos, causando um grande bloqueio de comunicação.

Pessoas assim, tem grandes dificuldades ou impossibilidades de por exemplo, realizar palestras. Pessoas que possuem esse problema evitam ao máximo participar de espaços aonde precisam falar para um grande público. Alguns exemplos como um piloto de avião dar notificação em algum megafone, empresários realizarem palestras, apresentações de trabalho, seminários e etc.

Pessoas que sofrem desse problema geralmente são pessoas que possuem auto-confiança baixa, e sempre querem mostrar um trabalho de excelência, impecável. Sempre buscam a aprovação de alguém.
Alguns sintomas são: Ataques de pânico caracterizados pela transpiração excessiva e tremores pelo corpo, boca seca, náusea ou vômitos em caso muito extremos, rigidez nos músculos do pescoço e nas costas, voz tensa e fraca ou trêmula, e etc.

TENHO ESSES PROBLEMAS COMO ME TRATO?

1. Procure um médico para se tratar, homeopatas podem te consultar plantas de tratamento contra a ansiedade como acônito ou gelsemium baseados no passado, acontecimentos e temperamento do indivíduo.

2. Remédios caseiros como erva-cidreira, lavanda e flor da paixão, tomados antes de realizar um eventos público podem evitar também.

3. Em caso de tratamentos tradicionais ou ortodoxo beta-bloqueadores podem ser pré-escritos para casos de ansiedades suaves, controlando agitação ou tremor e também para diminuir a frequência cardíaca. UM MÉDICO DEVE SER CONSULTADO, NÃO SE MEDIQUE COM ESSES MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA.

4. Também há diversos cursos, associações e clubes para ajudaram pessoas a superarem esse problema, aonde há desenvolvimento da própria oratória em público.

5. Hipnose também pode ser considerado uma opção válida, o subconsciente é poderoso, e pode-se perder uma fobia em uma sessão dependendo de quanto o paciente está danificado com a fobia.

A vida é repleta de dificuldades, e temos que aprender a conviver com elas e continuar seguindo em diante, afinal a vida é uma só, VIVA A VIDA.
Resultado de imagem para Gif de pessoas falando em público

Esperamos que tenham gostado dessa edição da Coluna, caso tenha opiniões de futuros temas é só deixar na descrição, postagens realizadas todas SEXTAS-FEIRAS, então não PERCAM!
Até a próxima edição, pessoal.

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.