Header Ads

SPORTS+ - BAÚ DO ESPORTE #3

BRA SIL SIL SIL SIL!!
E aí, meus amores!! Tudo bem?! Estamos aqui trazendo mais uma edição do Baú do Esporte, realizada pela coluna Sports+! A edição de hoje estaremos relembrando a primeira Copa do Mundo ganha pela nossa seleção brasileira. A seguir, confira mais sobre essa grande lembrança:

A Copa do Mundo FIFA de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 10 de junho até 29 de junho de 1958. O evento foi sediado na Suécia, tendo partidas realizadas nas cidades de Borås, Eskilstuna, Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmö, Norrköping, Örebro, Sandviken, Solna, Uddevalla e Västerås. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 12 delas europeias (Suécia, Alemanha Ocidental, Áustria, França, Tchecoslováquia, Hungria, União Soviética, Iugoslávia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) e 4 americanas (Brasil, Argentina, Paraguai e México).

A final seria disputada no Estádio Råsunda entre Brasil e Suécia em frente a um público de 50.000 pessoas. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, pois ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho. Nem o gol sueco que inaugurou o placar aos quatro minutos de jogo abalou a equipe. Didi, o príncipe etíope, certamente uma das peças mais importantes do time brasileiro, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços, lembrando a todos que o Botafogo, base daquela seleção, tinha dado uma goleada na Suécia, de forma que não ia ser a seleção brasileira que ia perder deles. Resultado: Vavá marca gol logo aos nove minutos e vira o jogo ainda no primeiro tempo numa partida excepcional que, mesmo com a derrota sueca por 5 a 2 em casa, foi aplaudida de pé pela torcida anfitriã, ao saudar como campeões do mundo Pelé, Vavá, Garrincha, Zito, Mazzola, Nilton Santos, Didi, Gilmar, Zagallo, entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.


E aí, meus amores! O que acharam dessa lembrança? Já conheciam essa história? Marcou a sua vida? Deixem as vossas opiniões nos comentários a seguir! Não percam as próximas edições que estarão por vir.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.