Header Ads

CLUBE NERD #JOGOS - Tibia

Vamos falar do jogo lendário!
O quadro Clube Nerd Jogos vai falar hoje sobre um dos jogos mais jogados da história. Um jogo lendário que está vivo até os dias de hoje, vamos falar sobre Tibia.

DANIEL PALADINO NA MINHA FRENTE EM EDRON!!!!


Criação do jogo:
A partir de 1996 começaram a surgir os primeiros planos concretos para o jogo. Foi escrita a programação básica para a rotina de manuseio de objetos, foi implementado um editor (MudEdit) para o desenho dos níveis e itens e foi testado o protocolo TCP/IP para a comunicação entre os o servidor e o jogo. Em agosto do mesmo ano já havia um servidor rodando em Linux e um cliente do jogo rodando em Windows, e já era possível movimentar um personagem ao longo dos níveis. Grande parte dos gráficos usados nos cenários do jogo era similar ao do jogo Ultima VI.
O desenvolvimento do jogo no início se deu basicamente nas horas livres dos quatro criadores. A longo do outono europeu de 1996, Tibia foi ganhando novas funcionalidades; como nomes individuais aos personagens, a habilidade deles pegarem, moverem ou largarem itens, e a habilidade de conversarem uns com os outros.
No natal de 1996, foi implementada no jogo a habilidade de se usar itens, e a funcionalidade de gerenciamento de contas dos usuários. Também foi criada a primeira versão do site do Tibia. Estava assim tudo pronto para o lançamento do jogo, o qual ocorreu em 7 de janeiro de 1997. O servidor do Tibia se localizava, nessa época, na Universidade de Regensburg, e o nome da primeira versão foi Alpha 1.0.


As primeiras verões:
Versão 1.x
Inicialmente, apenas poucos usuários vieram ao jogo porque os únicos anúncios para eles eram algumas entradas em motores de busca. O primeiro jogador, chamado Albe, veio em 10 de janeiro de 1997, o qual foi recebido com entusiasmo pelos criadores no jogo.
Ao longo dos próximos meses o desenvolvimento de Tibia continuou, o jogo recebeu o seu primeiro NPC (Sam, presente no jogo até hoje na cidade de Thais), os seus primeiros monstros (trolls, spiders e cyclops; também ainda presentes no jogo) e papeis onde para se escrever mensagens permanentes. Além disso, foi introduzida graficamente a terceira dimensão no jogo. Devido a todas essas novas funcionalidades, a versão do jogo foi atualizada para Alpha 2.0 em 3 de junho de 1997.

Versão 2.x
Nas férias europeias de verão de 1997, Tibia fez mais avanços: eventos dependentes do tempo, a habilidade de se agrupar alguns dos itens iguais entre si, um sistema de pesca, um mapa automático na tela, habilidade de se movimentar em todas as três dimensões, a introdução de períodos de dia e de noite (um dia completo durava uma hora, o que permanece até hoje).
Nessa época, o mapa do jogo, que era de 160 por 160 quadrados, foi substituído por um de 512 por 512. Esse novo mapa continha as primeiras construções da cidade de Thais: o templo, a taverna de Frodo, a loja de equipamentos de Gom, e a loja de armamentos do Sam. Também foram adicionadas várias cavernas com tipos novos de monstros. Tais mudanças fizeram com que a versão do jogo fosse atualizada para Alpha 3.0 em 28 de outubro de 1997.

Versão 3.x
Nesse ponto, mais e mais jogadores ao redor do mundo estavam se juntando ao jogo, a maior parte deles da Alemanha. Com isso, também começaram a surgir os primeiros fã sites de Tibia; o primeiro deles foi conhecido como Yorin's Tibia Homepage (lançado em 2 de julho de 1998).
Enquanto isso, os criadores desenvolveram um sistema de magias, foram introduzidas as vocações dos personagens e as suas respectivas habilidades de lutas (pontos de skill), foi implementado o sistema de correios no jogo (o Royal Tibian Mail, com o qual os jogadores agora poderiam enviar cartas e itens entre si) e o sistema de depot (no qual os jogadores poderiam então guardar os seus itens extras em um local seguro).
Nessa altura, Tibia, ao ver de seus criadores, havia já amadurecido bastante. Então decidiram mudar a fase de desenvolvimento do jogo de alpha para beta, surgiu assim a versão 4.0 Beta.

Desenvolvimento:
Em 2002 após a fase beta, foi lançado um novo cliente do Tibia. Ele apresentava agora o suporte a DirectX, tornando possível a rolagem suave da tela de jogo, efeitos de luz e sombra, e melhores efeitos de animação.


IAI GOSTOU?
TIBIA É UM JOGO QUE FAZ HISTÓRIA ATÉ OS DIAS DE HOJE. DEIXE NOS COMENTÁRIOS SUA SUGESTÃO PARA NOVOS TEMAS.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.