Header Ads

COLUNA REFLEXÃO - FOBIA SOCIAL

É muito mais do que uma mera timidez...
Como muitos já sabem chegamos a mais uma Quarta-Feira e com ela nossa Coluna Reflexão. Nossa coluna fala sobre temas os quais possamos pensar um pouco sobre o tema e compreendê-lo também (Exército Brasileiro também é cultura!!) e hoje vamos falar de um tema que muita vezes não é entendido de forma correta e muitas vezes a pessoa nem sabe que a tem, que é a FOBIA SOCIAL.

Ter fobia por si só já é algo que trás pavor para a pessoa que a tem, a Fobia Social é um medo,uma timidez exarcebada, ou seja, algo que vai muito além do que o corpo ou a mente é capaz de entender o que para alguns ir a uma balada lotada, um cinema cheio ou pegar um ônibus lotado possa ser normal para alguém que tem Fobia Social,isso meio que se torna impossível.

As causas podem ser muitas como: Hereditariedade, Estrutura Cerebral, Meio Ambiente (Isso mesmo, você não leu errado, mas no sentido de que na forma como a pessoa foi educada e no meio que vive), Fatores de Riscos, Histórico Familiar, Traumas ou Experiências Negativas, e muitos outros...

Os sintomas variam bastante mas de um modo geral são medo e ansiedade extremos que afetam a vida diariamente da pessoa que a tem e podem ter sintomas físicos como batimento cardíaco acelerado, dor no estômago ou náuseas, problemas para recuperar o fôlego, tontura ou vertigem, confusão,etc...


O tratamento é feito através da Psicoterapia mas você pode dar seus pequenos passos individualmente como:
- Aproxime-se de pessoas com quem você se sinta confortável
- Entre para um grupo de apoio
- Exercite-se regularmente. Manter-se fisicamente ativo é essencial para a melhoria da qualidade de vida
- Durma horas suficientes para acordar no dia seguinte bem disposto
- Adote uma dieta saudável e equilibrada
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas e o excesso de cafeína

Fobia Social tem cura?

Desde que o tratamento com a Psicoterapia seja feito, e alguns casos com o uso de medicamento e com pequenos passos que forem dados conforme o tratamento, como os que foram ditos anteriormente. Com o tempo a pessoa começa a se sentir melhor consigo mesma e consequentemente começa a frequentar eventos sociais e alguns casos pode sim levar a cura. 
Lembrando gente que  tudo que é feito dentro de um tratamento é algo que leva tempo, mas que para uma pessoa que tem Fobia Social, cada pequeno passo já é uma grande vitória.

Vamos ver abaixo depoimentos de dois colegas nossos, os quais não iremos divulgar nomes para preservar a intimidade dos mesmos:

"Bom, antes eu nem sabia que existia a Fobia Social, descobri a pouco tempo. Eu sempre tinha dificuldades em me relacionar pessoalmente com as pessoas, muitas vezes não conseguia nem ao menos falar com elas. Na escola ficava bastante nervoso em apresentação de trabalhos, chegando ao ponto de ficar com falta de ar. Hoje em dia, pode-se dizer que estou evoluindo, graças ao Exército, aqui aprendi a desenvolver minha comunicação com as pessoas, e a me soltar sendo quem eu sou de verdade, só tenho a agradecer as amizades que fiz aqui e também a Instituição."


"Ter fobia social te afasta de todos; Sabe aquela ansiedade de quando você vai conhecer pessoas novas ou até apresentar projetos em público? Então, é exatamente isso, porém de uma forma exagerada. Não confunda fobia social com ter medo de falar em público. Ter fobia social é ter medo de ser rejeitado pelas pessoas; Tentar socializar forçadamente a pessoa que apresenta esse distúrbio cognitivo é a pior maneira. Apenas causará mais problemas e ansiedade à ela.
Como eu fiz para melhor? Procurei um especialista, em que ajudou-me com uma série de exercícios de oratória na frente do espelho e posteriormente adjunto de outras pessoas. Hoje ainda, ela, me causa alguns problemas (Em casos de grande estresse e ansiedade.) O segredo para perder este “medo” é progressivamente tentar socializar, ou interagir, da maneira que for necessário."


Bom galerinha, é isso que temos pra hoje, nos conte o que achou do nosso tema de hoje, e se possuir alguma ideia para temas pode falar com a alguém da Coluna Reflexão.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.