Coluna Reflexões - TRANSTORNO BIPOLAR
Olá pessoal. Essa é mais uma nova edição da Coluna Reflexões do Diário Brasileiro. Bem, essa coluna trata de alguns acontecimentos da vida real de cada um. Hoje vamos falar um pouco sobre o: Transtorno Bipolar. O intuito da coluna é deixar claro, o que algumas pessoas sentem, mas tem o medo de acreditar na realidade que vivemos, com o medo do que algumas pessoas possam pensar. Fiquem ligados pessoal, nem tudo são flores, momentos estamos bem e maravilhosos, no outro podemos cair em uma depressão profunda sem ao mesmo saber do que se trata.
Durante a fase do Transtorno Bipolar você pode ter alguns sintomas, principalmente a mudança de humor decorrente, que podem atrapalhar tanto na sua vida pessoal como profissional.
Os transtornos bipolares se iniciam com uma fase aguda de sintomas a que se segue um curso de recaídas e remissões repetidas. Remissões são frequentemente completas, mas muitas pessoas têm sintomas residuais e, para alguns, a capacidade de funcionar no trabalho é gravemente prejudicada. As recaídas são episódios marcantes de sintomas mais intensos que são maníacos, depressivos, hipomaníacos ou uma mistura de características depressivas e maníacas. Não existe uma cura exata, mas um tratamento com medicamento, para manter o controle, que pode durar para toda a vida.
Existe dois tipos de Transtorno Bipolar: 1 e 2, são eles:
Transtorno bipolar I: definido como a presença de pelo menos um episódio maníaco completo (i. e., comprometendo a função ocupacional e social normal) e, quase sempre, episódios depressivos.
Transtorno bipolar II: definido pela presença de episódios depressivos maiores com pelo menos um episódio hipomaníaco, mas sem episódios maníacos evidentes.
Obs: Existe também outros tipos, mas esses dois são os mais comuns!
Dicas para quem é Bipolar:
1. Pedir ajuda só melhora a situação. Falar com amigos que não tem nada haver, ou familiares alivia muito o problema.
2. É importante continuar a ouvir o que o corpo precisa para assim manter o equilíbrio. Sempre fazer o possível para não ignorar constantemente próprias necessidades para priorizar as de outra pessoa.
Imagem: Possível mudança de Humor decorrente
Iai, o que acharam do Reflexões de hoje? deixe seu comentário. Se tem algum problema, nada melhor do que conversa.
Até a próxima semana pessoal, com mais uma edição do: Reflexões!
Comentários