COLUNA REFLEXÕES - SANTA DO PAU OCO
Fingindo ser o que não é.
Bem-vindos a segunda edição do novo quadro da Coluna Reflexões, o Fraseando, aonde colocamos os significados dos ditados populares, aqueles que sua vó ou até mesmo a sua mãe falam e você não sabe o que significa. Então acompanhem conosco mais um ditado, aquele ditado que é usado para aquelas pessoas que se fingem de santa.
Santa do pau oco
Significado: Quando se finge ser uma pessoa que não é, ou mostra um lado de si para determinadas pessoas (Como pais, por exemplo), e um lado para outras pessoas (Como seus colegas, por exemplo)
Histórico: A cobrança de altos impostos do Brasil e a sonegação são bem mais antigas do que imaginamos. Esse ditado, surgiu provavelmente em Minas Gerais, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. Era o Período Colonial, o auge da mineração no País. Para driblar a cobrança do "quinto", o imposto de 20% que a Coroa Portuguesa cobrava de todos os metais preciosos garimpados no Brasil, santos em madeira oca eram esculpidos e, posteriormente, recheados de ouro em pó. Sendo assim, os santos, por serem considerados sagrados, não eram revistados, assim facilitando o escondimento dessa "pequena riqueza".
Estátua de madeira representando a "Santa do pau oco"
-------------------------------------------------------------------
E então, o que achou do tema da segunda edição? Retirou suas dúvidas sobre esse ditado ou conheceu um novo? Ficamos felizes com isso, deixe sugestões nos comentários de futuros temas. Continuando acompanhando o #DBR, nos vemos na próxima!
parabéns pela ótima notícia, edição top
ResponderExcluir