Header Ads

COLUNA REFLEXÕES - ESQUIZOFRENIA

ESQUIZOFRENIA
Olá, pessoal. Essa é mais uma edição da coluna do Diário Brasileiro a Coluna Reflexões. Como a maioria de vocês leitores já sabem, essa coluna trata de assuntos sobre o psicológico. Hoje vamos expor o tema Esquizofrenia. Esse é um tema bem delicado, pois trata de um distúrbio que afeta a capacidade de pensar, sentir e se comportar. É um transtorno complexo, que se caracteriza pela perca do contato com a realidade.

Os sintomas são delírios e alucinações, pois a pessoa que tem esse transtorno, ela acredita em uma realidade diferente do está acontecendo, uma distorção. O mais comum dos delírios é o paranoide a pessoa acredita que está sendo perseguida, que estão tramando contra ela, que estão observando ela a todo momento.Não tem nenhum argumento que convença essa pessoa do contrário. Estão fixo nessa nessa ideia, nada e nem ninguém irá prova o contrário, ainda vai achar que não estão acreditando nela.

A pessoa que tem a Esquizofrenia, ela acredita que até a família está tramando contra ela, por conta disso deixam de comer, tomar banho, entre outros. É comum que essa pessoa se volte com quem está mais próximo, que a família e amigos. Quem tem esse distúrbio, pode ouvir vozes, ver vultos, coisas que não são reais, que não estão acontecendo. Por esses motivos e até outros  pessoas que tem Esquizofrenia, tem o risco de cometer o suicídio.
Os sintomas no sexo masculino costumam aparecer entre 15 e 20 anos. Já no sexo feminino é mais comum em volta dos 30 anos de idade. É mais caro ocorre em crianças e adultos com mais de 50 anos.

A exata causa dessa doença não é conhecida, mas existe fatores que pode chegar a ela, que é a genética, o ambiente, estrutura. Tratamento pode ajudar, porém não existe cura para a Esquizofrenia, pode durar anos, ou até a vida inteira.

Como tratar a Esquizofrenia?

1- A família ou amigos próximos da vítima deve o quanto antes procurar ajuda de um especialista;

2- Os especialistas da Esquizofrenia são os Psicólogos, Psiquiatras e Clínicos gerais;

3- Está preparado para a consulta também é muito importante, fazer uma listas de todos os sintomas e a quanto tempo eles começaram a se manifestar;

4- Também é importante já levar suas dúvidas anotadas para a consulta, começando pela mais importante;

5- Não há exames capazes de diagnosticar a esquizofrenia, a doença é descoberta pelo psiquiatra que deve examinar o paciente.


"Nossa insanidade tem nome: chama-se vontade de viver até a última gota."




----------------------------------

Esperamos que tivermos contribuído um pouco para o conhecimento de todos vocês leitores. Se possui família, amigos com esse distúrbio, tenha calma e ajude-o, siga as dicas! Próxima semana a Coluna Reflexões estará de volta com mais um novo tema. Até mais!



2 comentários:

Tecnologia do Blogger.