Header Ads

sr.carolvitoria no Entrevistando: Tenente fala sobre sua jornada, Corpo de Oficiais e mais!

Tenente fala sobre estadia no Exército, Supervisores e possível demissão
Todo domingo tem #ENTREVISTANDO, realizado pela melhor Coluna Jornada e desta vez a Entrevistada foi a nossa querida Primeiro Tenente sr.carolvitoria, que se disponibilizou imediatamente a responder a algumas perguntas sobre a sua carreira militar, sobre a sua ascensão ao CDO e mais! Confira abaixo a entrevista completa:

1 – Tenente sr.carolvitoria, como você avalia toda a sua jornada até à patente onde se encontra? 

sr.carolvitoria: Extremamente incrível. Desde que retornei ao BR tudo foi diferente e me fez crescer de diversas maneiras. Todas as experiências passadas até aqui contribuíram de alguma forma.

2 – É do conhecimento de alguns que essa não é sua primeira passagem pelo Exército. Na sua opinião o Exército está muito diferente da época em que você se alistou pela primeira vez, ou pouco mudou?

sr.carolvitoria: A qualidade e a liderança do BR permanecem, porém, há diversas mudanças que fazem com que o conjunto se torne diferente daquele que encontrei no passado. Acredito que depende muito da época e das pessoas envolvidas, e o Exército Brasileiro sabe se adaptar a cada um desses pontos e permanecer como o melhor, independentemente do tempo que passe.

3 – Não é de agora que a senhora se destaca dos demais em todas as suas funções. Já foi mencionado várias vezes, por exemplo nas promoções. Como você se sente, sabendo que está se destacando entre tantos excelentes oficiais?

sr.carolvitoria: A palavra exata é honrada (e ao mesmo tempo gratificada também). Sinto um enorme orgulho de poder fazer parte desse CDO vigente e sentir que estou trabalhando a cada dia mais para o melhor do conjunto e para fazer a diferença. Ver que o esforço diário traz resultados que para mim muitas vezes foram surpreendentes é algo indescritível.

4 – Fazendo parte da mais recente AMAN, como foi a transição do corpo de Praças para o de Oficiais? A sua visão sobre o Exército mudou ou se manteve a mesma?

sr.carolvitoria: A transição ocorreu de forma tranquila, graças a preparação teórica e prática que recebi do AC nas academias. Costumo pensar que de patente para patente há sempre uma adaptação e que no início existe aquela tendência de errarmos mais, mas é tudo em prol de chegar ao máximo que podemos com o passar dos dias. A minha visão mudou pois ela se tornou mais “geral” e tive que desenvolver uma atenção maior para os detalhes.

5 – Falando em AMAN, conte-nos sobre a sua experiência da AMAN, que foi uma Academia com poucos aprovados, mas sem dúvidas que foram os melhores. Como foi fazer parte de uma AMAN com poucos, mas excelentes aprovados?

sr.carolvitoria: Posso dizer com orgulho que participei dessa minha AMAN. Todos os participantes dela possuíam um nível elevado e trabalhar com eles foi bem enriquecedor. Todas as experiências que passamos e as diversas atividades ainda estão na minha memória não só como um aprendizado, mas como bons momentos. Participar dessa AMAN foi muito especial não só pela parte do trabalho, mas também pelas pessoas que conheci nela.

6 – Com uma EsPCEx começando e uma AMAN já já chegando, que conselhos você dá para quem deseja ser aprovado nas academias?

sr.carolvitoria: Foco TOTAL no trabalho e em fazer todas as funções em sua totalidade, sabendo balancear e atender todas que lhe forem atribuídas; Equilíbrio emocional e estabilidade na presença; tratar todos com respeito e não duvidar da capacidade de ninguém. Pensem que é um período fundamental, então, aprendam tudo o que puderem dessa experiência.

7 – Agora, a pergunta que muitos fazem: como é ser Oficial? E qual foi a melhor parte de se tornar oficial?

sr.carolvitoria: Ser Oficial é ter aquela grande dose de responsabilidade que é necessária para que no conjunto, tudo chegue ao objetivo correto. É muito mais do que a diferenciação de patente. É algo que se você faz dedicando-se integralmente e aproveitando para aprender tudo o que pode, torna-se um prazer. A melhor parte é ver diariamente o seu esforço individual tornando-se algo maior em benefício de todos.

9 – Recentemente, na sua promoção para Primeiro Tenente, você se tornou responsável do Grupo Supervisores. Era o grupo que você se gostaria de juntar ou você gostaria de estar em outro?

sr.carolvitoria: Sempre fui apaixonada pelo grupo dos Supervisores. Lembro-me que quando Praça, nas primeiras semanas em que virei membro, já estava totalmente “mergulhada” nele. O conversar/dialogar com as pessoas me encanta e o grupo traz isso, era o que acredito que mais me encaixo e o que eu gostaria de estar.

9 – Ainda sobre Supervisores, recém-chegada no grupo, tem algo que você acha que deveria ser mudado, ou o grupo encontra-se bem do jeito que está?

sr.carolvitoria: Atualmente acredito que ele atende muito bem a demanda que o objetivo geral do grupo propõe-se a cumprir, levando-o a ter um alto nível em seus feitos e ter uma grande qualidade. Porém, sempre estamos abertos a novas ideias e projetos que possam enriquecer as funções.

10 – Como você concilia a sua vida pessoal com a virtual?

sr.carolvitoria: Pra mim é bem fácil pois consigo dividir bem o meu tempo. Sempre separo o período que considero necessário para atender todos os pontos da vida pessoal e o tempo para conciliar com a parte virtual. A organização me ajuda muito nisso e posso dizer que tudo está caminhando com uma boa sintonia.

11 – Carol, sendo uma militar que subiu “rápido” no Exército, deve ser alvo de bastantes críticas e insultos. Como você lida com todos esses comentários de má fé?

sr.carolvitoria: Eu sinceramente não ligo. Sigo a ideia de que cada um deve sempre cuidar do seu e o olhar para o lado para ajudar o próximo, e sei que se cada um fizer isso, tudo caminha melhor para todos. Certamente se alguém faz esse tipo de consideração está perdendo tempo quando poderia estar cuidando de outros pontos. “Subir rápido” na minha visão é o resultado do trabalho e da dedicação e nunca deveria ser algo visto de forma negativa.

12 – Você se inspirou em alguém para ser essa ótima oficial que é?


sr.carolvitoria: Com toda certeza. Me inspirei nos membros do AC da época da minha AMAN. Cada um contribui/contribuiu de formas diferentes para o BR ser o que é hoje e admiro isso.

13 – Você se arrepende de ter deixado o Exército em 2013, ou foi a melhor decisão para você?

sr.carolvitoria: Com toda certeza foi a melhor. Deixei o BR para focar o tempo nos estudos e hoje vejo que na época, eu não estava 100% preparada para mais responsabilidades, cenário que mudou totalmente hoje, pois tenho o período necessário para me dedicar e me sinto muito mais madura nas decisões/atos.

14 – No seu ponto de vista, qual o maior defeito do Exército Brasileiro?

sr.carolvitoria: Não vejo um defeito que possa ser considerado “o maior” na estrutura do Exército atualmente, apenas pontos que são sempre aperfeiçoados com o tempo.

15 – Quando você se alistou novamente este ano, você imaginou que iria chegar tão longe?

sr.carolvitoria: Tinha convicção que poderia chegar longe pois voltei muito focada, mas não que seria TÃO longe e que os resultados seriam tão positivos em todos os âmbitos.

16 – Carol, você é uma oficial muito querida e amada, tanto por Oficiais e Praças que com certeza todos querem que se mantenha no Exército durante muito tempo. Você pretende deixar o Exército num futuro próximo?

sr.carolvitoria: Não. Sinto que ainda posso contribuir muito com o Exército e quero continuar me dedicando em relação a isso no presente e no futuro.

17 – Agora vamos ao lado polêmico da entrevista: tem alguém no Corpo de Oficiais que você não tenha uma boa relação?

sr.carolvitoria: Não. O CDO atual tem um grande ponto, que é o respeito mútuo e ainda que as ideias possam divergir em alguns pontos (o que é enriquecedor), a boa relação continua sempre.

18 – E na sua opinião, tem alguém que não mereça estar no tão desejado Corpo de Oficiais?

sr.carolvitoria: Também não. Cada um que está ali é capacitado de maneiras diferentes e passou por diversos testes para ocupar o posto em que está hoje, o que traz o conceito de merecimento à tona.
19 – Recentemente muitos oficiais deixaram o Exército. Sente saudades de algum em especial?

sr.carolvitoria: Sim, sinto falta de vários Oficiais que acabaram saindo por motivos pessoais e que eram próximos de mim, em especial do Waytzer, da Juju, do Weeks e do Iguinho, que com toda certeza serão lembrados por todos sempre. 

20 – Tenente Carol, foi uma honra e um prazer realizar esta entrevista. Fico feliz que tenha participado e tenho a certeza que os leitores também irão ficar. Para finalizar, gostaria de deixar um conselho para quem almeja chegar até onde você chegou?

sr.carolvitoria: Foi uma honra participar do Entrevistando! Meu conselho é algo que digo diariamente pro pessoal: mantenham o equilíbrio durante a jornada de vocês. Quando isso acontece, as partes difíceis tornam-se pequenos obstáculos que passam rápido quando aparecem. Mantenham o foco e pensem sempre em fazer o máximo que podem em tudo.

O Diário Brasileiro agradece a participação da Tenente no #Entrevistando. Foi uma honra e um prazer. E você, caro leitor? O que achou? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

3 comentários:

  1. Excelente entrevista e excelentes respostas, melhor oficial <3

    ResponderExcluir
  2. Ela é uma ótima Oficial, um amor de pessoa. Sempre tão paciente e educada. Espero que permaneça por muito tempo no BR. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não é uma e nem duas respostas que ficaram boas, foram 2! Boa carol, vc é foda

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.