COLUNA REFLEXÕES - NERVOSISMO
Você anda muito nervoso? A Coluna Reflexões está aqui para te ajudar.
Bem-vindos à Coluna Reflexões. Essa é a quarta edição da nova coluna do Diário Brasileiro e tem como foco principal em ajudar pessoas em diversos problemas e distúrbios que muitas tem e acabam passando despercebido. Como puderam perceber no título, o assunto de hoje é sobre o nervosismo. O nervosismo pode ser confundido com outros distúrbios que afetam o ser humano em diversas fases da nossa vida. A principal confusão que fazem é a confusão entre stress, ansiedade e nervosismo. Poucos sabem a diferença entre eles e sabem menos ainda sobre causas e o controle do nervosismo.
Ansiedade e Nervosismo são respostas que temos a estímulos diferentes, mas podem ser colocados no mesmo nível de intensidade. Quando temos uma situação atípica, alguns respondem através da ansiedade e outros através do nervosismo. O nervosismo tem sempre conotação negativa, ele nos tira o sono com pensamentos ruins, precede a angústia, a tristeza e, em muitos casos, a irritação.
A ansiedade pode ter conotação positiva ou negativa, sendo uma reação natural que precede algum acontecimento. Em períodos curtos ela intensifica nossos sentimentos quando alguma situação atípica acontece. Para controlar o nervosismo nem sempre precisamos de medicamentos. Na maior parte das vezes, basta mudar alguns hábitos de vida, melhorando nossa forma de ver a vida e de resolver os problemas.
Dicas de como lidar com o nervosismo:
1. Todo mundo gosta de jogar conversa fora. É uma boa ideia, se você estiver nervoso ou ansioso. Converse com seus amigos ou familiares e procure descobrir novos pontos de vista.
2. Ouvir música é uma boa forma de relaxar e se sentir mais feliz, mais calmo. Escolha uma playlist bem animada.
3. Desligue um pouco a Netflix e curta seus períodos de diversão fazendo algo fora da sua rotina. É lógico que queremos maratonar aquela série top, mas sair com os amigos, fazer algo novo ajuda muito na compreensão do mundo e diminui o nervoso.
4. Desenvolva sua autoconfiança, acredite em você e encare de frente seus novos desafios, mesmo se parecer impossível.
5. Dedique-se a alguma atividade no tempo presente e mantenha sua mente focada neste objetivo, evite distrações e, principalmente, as situações que podem causar estres.
Comentários