Header Ads

COLUNA REFLEXÕES - ESTRESSE

Vamos falar sobre o estresse?

Bem-vindos à Coluna Reflexões. Essa é a terceira edição da nova coluna do Diário Brasileiro e tem como foco principal em ajudar pessoas em diversos problemas e distúrbios que muitas tem e acabam passando despercebido. Hoje nós vamos sobre o estresse, quem nunca se estressou com algo? O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) a um acontecimento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sentimos ameaçados ou sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca reações fisiológicas. O organismo passa por diversos tipos de alterações durante nosso dia a dia, isso acontece sempre que o cérebro entende alguma atividade como ameaçadora ou que cause pressão, denominada Síndrome Geral de Adaptação ao EstresseO estresse pode ser de fácil reconhecimento e aparecer através de  sensações como medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação e nervoso.

Dicas para lidar com o estresse:

1. Todos nós enfrentamos coisas que causam estresse. É natural pensar nesses aspectos. No entanto, não podemos cair no erro de somente pensar no negativo da situação. Sua vó deve ter dito a você muitas vezes: coisa ruim atrai coisa ruim. Então siga o conselho dela. 

2. Muitas coisas contribuem para o nosso nível de estresse, mas a falta de dormir pode ter um impacto bem maior do que pensamos. Quando não dormimos o suficiente, estamos mais vulneráveis ao estresse.

3. O poder do nosso pensamento é extremamente poderoso. Então, não use este poder contra você. Seus pensamentos podem ser prejudiciais se você estiver sempre negativizando. A distorção cognitiva tem muito a ver com a primeira dica.

4. Quando estamos muito cansados, mesmo se for de atividades interessantes, nos sentimos mais cobrados e, portanto, mais estressados. Realizar o menos possível de atividades quando estamos estressados é a melhor maneira de se conservar.

5. Quando não temos controle sob certa situação, estamos mais vulneráveis ao estresse. Portanto, tome responsabilidade por suas ações e assuma as rédeas da sua vida.

Qualquer situação, seja ela boa ou ruim, quando causa alterações no organismo, é uma fonte de estresse.



-----------------------------------------------------------------------------------


E aí, o que acharam da terceira edição da nova coluna? Comentem aqui em baixo o próximo tema que querem ver por aqui. Até a próxima!




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.